Todo mundo já teve o cara ou a garota, que era a exceção de todas as suas regras, passava fora de todos os contornos impostos por você. E vc pensou "vai que...". Não existe esse lance de "vai que", acredite, siga sempre sua ideologia, sua linha de pensamento, estas foram criadas tendo como base suas vivências e experiências, e tem fundamento lógico e estatístico sobre suas definições.
O máximo que pode acontecer com você quebrar suas próprias regras, é aumentar o número de decepções e gerar mais números para a sua estatística.
Você gasta tempo, energia, paciência (que não é pouca), para uma pessoa que não é nem pouca bosta, é muita bosta junta, que não vale nem um pentelho seu.
Tem procedimentos internos que não valem a pena serem revisados, porque não valem a pena!
Pensa comigo em um exemplo simples sobre esse assunto: você vai querer perder seu tempo com um cara ou uma mulher que te atraiu e agora está arrependido e quer tentar de novo. Boa parte das pessoas que conheço iam falar "claro que não".
Esse tempo de tentativas em vão você poderá usar para coisas mais úteis e produtivas, com muito mais retorno para você, vai ser mais feliz, vai se estressar menos e sofrer menos.
Acho que antes de fazer uma escolha homens ou mulheres, primeiro deve-se saber o conceito básico de BOM investimento e segundo devem categorizar as pessoas por grau de importância. Assim poderão ter uma percepção te um todo e decidir qual caminho seguir.