quinta-feira, 14 de março de 2013

Saiba ouvir

Um grande instrumento para a comunicação entre homens e mulheres em generalização de todas as faixas etárias, é a comunicação, o passaporte para o entendimento entre os casais, sendo indispensável para uma relação saudável e duradoura.
Analisando a seguinte situação você é um bom ouvinte e está sempre atento ao que o seu parceiro está falando, sobre o trabalho, problemas, a família por parte dele, etc. E passa bons momentos compartilhando essas informações com você e na hora que você resolve compartilhar suas coisas, seu dia, ele simplesmente te ignora, ouve, porém não dá a atenção devida ao que você esta falando, não como você acha que o seu parceiro deveria escutar de verdade.
Eu particularmente acho isso muito injusto, afinal, os problemas dele são mais importantes que o seus? Claro que não, o tratamento tem que ser igualitário sem descriminação de temática.
Isso acontece com qualquer um, seja nos relacionamentos em si e com seus próprios amigos, passamos horas escutando e quando finalmente temos a oportunidade de expor nossas idéias somos rejeitados e forma cruel e imparcial. Há uns e outros que possuem a coragem de dizer assim: “Poxa quando tempo nós não conversamos, preciso te contar tantas coisas...”. Aos meus ouvidos interpreto da seguinte forma: “Poxa quando tempo que EU não falo nada pra você, te contar as novidades, mas é claro você sempre uma boa ouvinte e nunca podendo dizer nada”. Tudo bem que alguns amigos possuem certo privilégio de terem uma amiga como eu que faz Psicologia que o foco maior é a escuta analítica, mais se é papo de amigo tem que haver uma troca de informações, caso contrário amigos Psicólogos iremos cobrar a conversa. (Não irei aplicar esse exemplo dos amigos dessa última parte aos relacionamentos, porque na maioria dos casos não se faz análise enquanto eles/elas fala.)
Assim precisamos rever nossas “conversas” porque estamos nos tornando pessoas sem valor para as outras que nos escutam, já que não possuímos valor quando estamos falando, nos tornamos seres egoístas, sem ética, totalmente egocêntricos que pensam que as outras pessoas estão sempre disponíveis a hora que querem que elas estejam, achando que o mundo gira exclusivamente em torno do seu próprio umbigo.
Será que não ouvimos o nosso outro por medo ou receio de que não vamos gostar do que vamos escutar e/ou que estamos tão focados em nossos problemas que nos esquecemos de escutar ao próximo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário